20 de janeiro de 2009

Simulando Equipamentos Cisco com o Packet Tracer

Para quem está estudando Roteadores e Switches Cisco é de fundamental importância o contato com os equipamentos, mas nem sempre isso é possível. Seja pelo alto custo de se montar e manter um laboratório com todos esses equipamentos ou até mesmo o contato com racks alugados.

O jeito para não ficar sem a prática é se virar com simuladores e emuladores, onde existe vários hoje a disposição, seja gratuito ou uma versão paga. Gostaria de destacar o Dynamips /Dynagen que é um ótimo emulador mas não será o foco do post de hoje (pelo menos dessa fez). Apresento para quem não conhece uma ótima ferramenta para quem está iniciando os seus estudos e pretende tirar o CCNA. Trata-se de um ótimo simulador chamado de Packet Tracer mantido pela própria Cisco.

O Packet Tracer não é apenas um simples simulador, ele é o simulador da Cisco. Claro que muito limitado como todo simulador, mas ideal para quem deseja criar ambientes para testes em nível da certificação CCNA, com apenas alguns cliques podemos montar um grande laboratório com vários Roteadores, Switches e PCs, Ele ainda disponibiliza uma maquina para simular os serviços de HTTP, DHCP, TFTP e DNS.

Você pode construir o seu próprio modelo de rede obtendo um rápido acesso para testes, uma importante representação gráfica, verificar detalhes dos pacotes e ainda fazer anotações no próprio programa. O PT (Packet Tracer) pode ser utilizado de várias maneiras:

  • Trabalho de grupo
  • Atividades em casa
  • Hands-on reforçado
  • Modelagem e visualização de redes e protocolos de rede
  • Estudos de caso
  • Resolução de Problemas
  • Design

Estou disponibilizando algumas imagens do programa e em breve colocarei alguns tutoriais desse maravilhoso software, ele é proprietário da Cisco e distribuído pela própria.

Imagens:







2 comentários:

Eduardo FP disse...

Pô cara, preciso de uma ajuda !...

http://2.bp.blogspot.com/_LMyAb-qFdMo/SXX_NARukxI/AAAAAAAAAJk/8mMrnJuVrAs/s1600-h/Packet_Tracer_008.PNG

Eu não estou conseguindo, o PC0 eo PC3 si comunicar com o SERVER eo PC1.

Pô, manda pra mim arquivo salvo ?

Eu já estou dias tentando, mas, só dá Failed(falha) !...

Falô cara, estou esperando a sua resposta !...

koreantürk disse...

você pode assistir a série em português gratuitamente apenas no pi fansubs