26 de setembro de 2008

Proxy Transparente com SQUID 2.6

Um dos recursos interessantes que o Squid oferece é o Proxy Transparente, onde o cliente não toma nenhum conhecimento da existência do proxy.

Com o Squid instalado e funcionando normalmente, configure suas opções de acesso, adicione "transparent" na linha onde é informado a porta que o squid deverá escutar, salve o arquivo e reinicie o Squid.

Ex.: http_port 3128 transparent

Devemos adicionar uma regra no firewall para direcionar os pedidos HTTP para a porta onde o Squid está rodando, no nosso exemplo o Squid está escutando na porta 3128:

iptables -t nat -A PREROUTING -p tcp -s 0/0 --dport 80 -j REDIRECT --to-port 3128

Obs.: Essa é uma configuração simples apenas usando o Squid e uma regra de firewall, apenas serão respondidos acessos HTTP.

4 comentários:

Tiago Nogueira disse...

Excelente iniciativa o seu blog, companheiro. Continue assim, distribuindo seu conhecimento e agindo como um verdadeiro educador.
Educação grátis, tudo deveria ser assim também. rsrsrs

fernando disse...

parabens Marcelo..
exelente trabalho, não é por acaso que vc é o terceiro melhor do pais,continui fazendo seu trabalho que tem dom.

Unknown disse...

Primeiro eles te ignoram, depois riem de você, depois brigam, e então você vence! Você sabe o quanto merecia estar naquele pódio!
Parabéns pelo seu blog, mostra
o quanto você é dedicado na sua profissão.

Leonardo Gazio disse...

Amigo eu quero ver você fazer o proxy ficar transparente exatamente como tá nesse seu tutorial aí. Existem váaarios passos importantes a serem dados os quais vocês não colocam nesses seus tutoriais. Vê se faz um tutorial decente cara!